Eu esbarrei numa polêmica, nas redes sociais, que discutia a questão de não deixar para tentar engravidar só quando a vida estivesse estável.
Dessa polêmica, saiu a reflexão desse vídeo que gravei hoje. Sempre oriento minhas alunas, menores de 15 anos, a não namorar até os 18 (😜😅😅😅😅). Mantenho o conselho, visto o tanto de problema que acontece com adolescentes.
Mas, não pensem que filhos são um problema a vida toda. Ter um filho na adolescência é MUITO, MUITO, MUITO difícil, mas crianças não são problemas. O ser humano não é um problema, apenas sua chegada merece ser planejada. E, para planejar a chegada de alguém nas nossas vidas, precisamos estar prontos. Por isso, planejem ter filhos para BEM, BEM, BEM depois da adolescência.
"Mas prof, e se eu não quiser?" Está tudo bem! Ninguém pode te obrigar a gerar uma vida, antes dela começar a ser gerada. Apenas, não desincentive quem deseja com as ideias de que é muito difícil e/ou a ilusão de que "é melhor ter financeiro bem estável" primeiro.
Por que ilusão? Porque não existe planejamento capaz de dar conta de desastres. Já ouvi falar de N situações que as pessoas planejaram casamento, chegada do bebê e etc. e um dos dois faleceu, logo após a chegada da criança. Ou, um dos dois planejou toda a vinda do bebê e depois descobriu que o outro o traia... Nenhum planejamento dá conta de desastres.
A vida é feita de imprevisões. Por isso o estudo e o conhecimento são mais importantes que o dinheiro, porque o conhecimento não se perde em um desastre e ainda te ajuda a controlar os hormônios na hora da dor e da raiva. O dinheiro pode ir embora num lance de azar da vida, o conhecimento te ajuda a conseguir mais.
E, nesses lances de azar da vida, está a doença na velhice. Aí a necessidade que nasçam mais seres humanos bem educados. Com mais gente nova e bem educada nascendo, mais pessoas poderão cuidar da gente na velhice e na doença. Quem já nasceu, de agora em diante, só envelhece. Se não vier pessoas para renovar e repor quem está indo, teremos um mundo envelhecido, necessitando de atenção e cuidados e não teremos.
Pra finalizar, recapitulando:
- Não tenham filhos na adolescência;
- Não deixe para ter filhos muito depois dos 36;
- Não se iludam atrás de vida estável;
- Não se iludam que o que falta é riqueza. O que falta, é sempre, conhecimento;
- Se pessoas novas não nascerem, as que já existem sofreram por falta de cuidados na velhice!
Nenhum comentário:
Postar um comentário